quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ALBINOS MONTAM TIME DE FUTEBOL PARA ESCAPAR DA MORTE NA ÁFRICA


Atletas do time Albino United durante preleção na
Tanzânia
(Foto: agência AP)


Os treinos do Albino United ocorrem no fim da tarde
por causa do sol
(Foto: agência AP)

Em regiões da Tanzânia, eles são caçados porque partes de seus corpos são valorizados em rituais de curandeirismo. O esporte está ajudando a mudar esta realidade

Um grupo de albinos resolveu apostar no esporte mais popular do planeta para colocar um ponto final no rol de tradições brutais que ainda sobrevive em certas regiões da África Oriental. Em algumas áreas rurais de países como Tanzânia e Burundi, albinos são caçados e têm o corpo retalhado para ser vendido aos fornecedores de produtos para mandingas. As partes mais valorizadas podem atingir até US$ 5 mil.

- Muitas pessoas acreditam que você pode se tornar rico com partes do corpo de um albino. Algumas crenças partem do pressuposto que cortar ou matar não é crime, porque os albinos são insignificantes, não são humanos - explicou Ernest Kimaya, presidente da Sociedade dos Albinos da Tanzânia.

Existem outras tradições e mitos lamentáveis envolvendo albinos.

- Há pescadores que seguem uma tradição macabra. Eles acreditam que você pode pegar mais peixes se carregar cabelos de um albino na proa do barco. Então, também é comum ver albinos serem escalpelados - contou Roberto Bíscaro, doutor em literatura e editor do blog “Albino incoerente”, que luta pelos direitos dos albinos no Brasil.

O que é o albinismo?

O albinismo é transmitido geneticamente. Trata-se de uma deficiência na produção de melanina, o pigmento que dá cor a todo o nosso corpo. Os portadores da deficiência têm a pele pálida e vulnerável ao câncer, cabelos muito finos e dificuldade para enxergar, com olhos muito sensíveis à luz.

Surge o "Albino United"

Nos últimos cinco anos, 75 albinos foram mortos na Tanzânia. Outros 200 tiveram partes de seus corpos amputadas. Já existe ao menos um caso de ataque a albinos documentado em 2011. No meio dessa tormenta, um empresário da cidade de Dar es Salaam teve uma idéia inusitada: montar um time de albinos. A agremiação inovadora ganhou o nome de "Albino United”.

- Eu criei o time depois de uma série de assassinatos. Pensei: se tivéssemos uma equipe de futebol de albinos, poderíamos mostrar que eles são pessoas normais, como eu e você. O futebol é um meio interessante para passar mensagens, porque o mundo inteiro ama futebol, e presta atenção no que vem dos campos.

Os 40 milhões de habitantes da Tanzânia estão divididos em mais de 130 tribos, muitas delas apegadas a antigas tradições.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

FELIPE MELO PERDE A CABEÇA E É EXPULSO,JUVENTUS É GOLEADO PELO PARMA EM TURIM


Felipe Melo acerta Paci
(Foto: Reprodução)


Felipe Melo recebe o cartão vermelho na partida do Juventus
(Foto: Getty Image)

Brasileiro é expulso aos 17 do 1º tempo após acertar uma solada no rosto de um rival. Ex-atleta da Velha Senhora, Giovinco brilha pelos visitantes

Um feriado de Dia dos Reis para se esquecer no Juventus. Mesmo jogando em casa, a Velha Senhora foi goleada por 4 a 1 pelo Parma no retorno do Campeonato Italiano após o recesso das festas de fim ano. Se não bastasse o revés, o torcida do time de Turim ainda viu o volante Felipe Melo ser expulso de campo quando o jogo ainda estava 0 a 0 após agredir um adversário.

Com o resultado, o Juve perdeu a quarta colocação do Calcio para o Roma e caiu para quinto (31 pontos).

Confira os resultados da 18ª rodada do Campeonato Italiano

Quinta-feira
Juventus 1 x 4 Parma
Bologna 1 x 1 Fiorentina
Brescia 1 x 2 Cesena
Cagliari 0 x 1 Milan
Genoa 0 x 0 Lazio
Lecce 0 x 1 Bari
Palermo 3 x 0 Sampdoria
Roma 4 x 2 Catania
Udinese 2 x 0 Chievo
Inter de Milão 3 x 1 Napoli

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

ASSIS AVISA QUE RESPOSTA SOBRE RONALDINHO SAI NESTA SEXTA


Ronaldinho acena aos rubro-negros: grato pelo
carinho, mas sem indícios de vantagem ao Fla
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Empresário e irmão do astro diz que reunião familiar será determinante. Vice de finanças rubro-negro segue confiante

Ronaldinho arrepiado com a torcida, Adriano Galliani declarando que se dependesse dele o Flamengo seria o destino, Assis avisando que não fechou contrato com ninguém. As declarações da coletiva desta quinta-feira, teoricamente, foram boas para o Rubro-Negro. Porém, os indícios conduzem o jogador ao Grêmio.

Nesta sexta-feira, o objeto de desejo e o irmão dele viajam para Porto Alegre e, segundo o Rubro-Negro foi informado, haverá uma reunião para traçar o destino. Ao mesmo tempo, o clube gaúcho avisa que aguarda Ronaldinho no Olímpico para assinatura de contrato.
Apesar disso, o Flamengo ainda tem esperança. O vice de finanças Michel Levy, um dos condutores da negociação, não joga a toalha e exalta a postura silenciosa da diretoria durante toda a longa novela. Confira a entrevista:

GLOBOESPORTE.COM: Como o Flamengo analisa a entrevista coletiva de Assis, Ronaldinho e Adriano Galliani nesta quinta-feira?

MICHEL LEVY: O Flamengo recebeu bem. A demonstração do Galliani foi explícita e por ele o Ronaldinho iria para o Flamengo. Mas é claro que tem jogador, empresários, propostas e outras coisas mais.

Houve outro contato com o Assis?
Eu o procurei pouco depois. Ele avisou que terá uma reunião com a família e que amanhã (sexta) se pronunciaria. Não tem nada definido.

Mas em Porto Alegre o Grêmio dá como certa a assinatura de contrato nesta sexta-feira, justamente o dia que Ronaldinho e Assis voltam a Porto Alegre. Não é um indicativo de fim da novela?
Eu nunca desanimei e continuo não desanimando. Continuo otimista. Tenho sempre que acreditar na palavra das pessoas. O Assis em momento algum disse que assinou. Se disser, nós retiramos a proposta na hora. Grêmio fala o que ele quiser. Se o Grêmio anunciou que está pronto, parabéns.

A proposta do Flamengo é a maior?
Só tenho cópia da minha. Não vi a do Grêmio e a do Palmeiras. O Andrés falou que paga R$ 1,8 milhão. Então bota no papel, ué. Falar é mole. O meu está escrito. Não é de boca.

De toda forma, a postura ponderada e quieta do Flamengo chamou atenção durante toda a negociação. Serve de aprendizado para futuras transferências?
Entendo que o Flamengo está trabalhando planejado, coordenado e por critério. E com respeito ao torcedor, sem fazer factoide. Esse é o compromisso. A principal preocupação dos envolvidos é o respeito ao nosso torcedor. Não vou criar factoide daquilo que não tenho. Essa conduta nesse episódio está sendo repetida em outros casos. Deixamos o torcedor tranquilo quando comunicamos que o jogador tal assinou contrato e será apresentado. Não é para explodir balão.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

COPA SÃO PAULO DE JUNIORES: PALMEIRAS BATE O BANDEIRANTE



Palmeiras bate Bandeirante, que teve 15 atletas vetados pela FPF
O Palmeiras teve uma estreia tranquila na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quinta-feira, em Jaguariúna, na região de Campinas, o time alvieverde derrotou o Bandeirante (DF) por 3 a 0. Patrick marcou dois gols e Miguel completou o placar.

O fato curioso do duelo é que o Bandeirante perdeu 15 jogadores - sete titulares -, vetados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) por irregularidade na inscrição. O time do Distrito Federal só soube da notícia na noite de quarta-feira, menos de 24 horas antes de encarar o primeiro jogo no torneio. Assim, a equipe teve apenas três atletas na reserva.

O resultado coloca o Palmeiras na liderança do Grupo P, com os mesmos três pontos do Mirassol, mas melhor saldo de gols. O time do interior paulista derrotou o Ceará por 1 a 0, também nesta quinta-feira, em Jaguariúna. Na segunda rodada, marcada para domingo, os dois líderes da chave irão se enfrentar.

FONTE: BAND

COPA SÃO PAULO DE JUNIORES: GRÊMIO GOLEIA O MARÍLIA E ARBITRAGEM COMETE ERRO GRAVE



Grêmio arrasa rival em jogo marcado por erro incrível da arbitragem

Da Redação
esporte@eband.com.br

O Grêmio goleou o Marília por 6 a 0 nesta quinta-feira, em Leme, na estreia das equipes na Copa São Paulo de Juniores. Emerson marcou três gols e poderia ter feito quatro, se o árbitro Ulisses Antônio Zampierri (SP) não tivesse cometido uma grande lambança.

No início do segundo tempo, quando o Tricolor Gaúcho vencia por 2 a 0, Emerson bateu um pênalti no ângulo e a bola furou a rede. O jogador saiu comemorando, mas arbitragem não viu e marcou tiro de meta.

Mesmo assim, o Grêmio assumiu a liderança do Grupo A da Copinha. O time soma os mesmos três pontos do Santa Maria-DF, que mais cedo bateu o Lemense-SP por 4 a 2. Entretanto, os gaúchos estão em primeiro por terem melhor saldo de gols.

FUTEBOL FEMININO: SANTOS VENCE EQUIPE SUECA NA ESTRÉIA DO TORNEIO INTERCLUBES


MARTA FEZ O SEU GOL TAMBÉM

As Sereias da Vila não encontraram dificuldades e venceram o Umea, da Suécia, por 4 a 2, nesta quarta-feira na estreia das equipes no Torneio Internacional de Clubes, em Araraquara. O resultado coloca o Santos na liderança da competição com três pontos – no outro jogo da chave, o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Foz Cataratas.

As jogadoras do Santos garantiram o placar no primeiro tempo. Sem encantar, mas muito superior à adversária, as brasileiras abriram o marcador logo no primeiro minuto.

Após cobrança de escanteio, a goleira saiu mal, a zaga não conseguiu afastar e Suzana abriu o marcador. O Santos continuava melhor e conseguiu ampliar aos 26, com um golaço da craque Marta. Ela recebeu na direita, avançou, deu um corte na zagueira e bateu colocado no canto.

Com os 2 a 0 no placar, as Sereias da Vila tiraram o pé do acelerador e passaram a administrar o resultado. Aos 39, veio o gol mais bonito da partida. Maurine cobrou escanteio e marcou olímpico.

No segundo tempo, o Santos relaxou, pensou que o jogo já estava ganho e deixou as suecas encostarem no marcador. Aos 20, Hanna aproveitou falha da zaga e diminuiu. As defensoras do Peixe continuaram batendo cabeça e o Umea fez o segundo aos 38 de Chukwudi, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.

O jogo ficou mais emocionante nos minutos finais. O Santos ficou atordoado com os dois gols sofridos e deixou o adversário vir para cima. Sorte que, aos 42 minutos, Bia deu um chute despretensioso para o gol e a bola passou por entre as pernas da goleira sueca.

Próxima rodada

Domingo

Santos x Palmeiras – 16h – Band, BandSports e eBand
Umea x Foz Cataratas – 18h - BandSports

FONTE: BAND