quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CHARGE DO DIA: HOMENAGEM AO HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO


COPA AMÉRICA DE BASQUETE:BRASIL PASSA POR CIMA DA VENEZUELA



Moncho Monsalve aproveita a vitória tranquila, mexe bastante no time e faz testes para o embate com os hermanos, nesta sexta-feira, em San Juan

No primeiro quarto, a zebra venezuelana até tentou se engraçar em San Juan, como tinha feito na véspera, contra a Argentina. Mas a ameaça durou pouco. Após abrir 20 pontos de vantagem antes do intervalo, o Brasil aproveitou a partida desta quinta-feira para ajustar as engrenagens já pensando nos hermanos, adversários de sexta. Ao longo dos 40 minutos, o técnico Moncho Monsalve conseguiu rodar o elenco e testar formações diferentes. No fim, colheu na segunda rodada da Copa América uma vitória tranquila por 87 a 67 e alguns coelhos a mais na cartola.
Leandrinho foi o cestinha, com 15 pontos - um a mais do que Anderson Varejão. Os maiores pontuadores da Venezuela foram Perez e Lugo: 12 cada.

O duelo com a Argentina está marcado para as 14h30m desta sexta, data especial para eles, exatamente cinco anos após a conquista do ouro olímpico em Atenas-2004.
- Agora não tem mais amistoso. É tudo para valer. É preciso ter confiança para chegar lá, assumir, e dizer ‘a bola é minha’. Isso vem de dentro. Agora não podemos vacilar. É uma competição rápida, se perdermos, podemos nos complicar – disse Varejão.
Após a boa atuação na estreia, Alex garantiu a vaga de titular e começou o jogo desta quinta ao lado de Huertas, Leandrinho, Varejão e Splitter. O ímpeto de Alex no início da segunda partida foi exatamente o mesmo da primeira. Retomando o basquete coletivo da fase de preparação, o Brasil trocava passes com calma no ataque e envolvia todos os jogadores nas ações. Apenas Leandrinho destoava, um tanto perdido, e Moncho logo percebeu. O técnico espanhol tirou o camisa 10 e o levou para uma conversa rápida no canto da quadra.
Quem entrou foi Marcelinho, e logo depois o treinador foi obrigado a mexer de novo. Alex cometeu sua segunda falta e deu lugar a Diego, que sequer tinha entrado em quadra contra a República Dominicana. Leandrinho voltou no lugar de Huertas e passou a dividir a armação com Machado.
A pequena torcida no Coliseu Roberto Clemente apoiava a Venezuela, que viveu ali seu melhor momento no jogo. Forçado a mudar sua formação, o Brasil começou a repetir os erros da estreia. E a vantagem, que era confortável, evaporou. Ao fim do primeiro período, tudo igual: 18 a 18.
Mesmo assim, Moncho optou por não usar Huertas no segundo quarto, deixando o time se ajustar sozinho dentro da quadra. O ritmo ficou arrastado, com a arbitragem marcando muitas faltas e segurando o jogo. Na primeira metade do período, apenas seis pontos do Brasil e dois da Venezuela. Aos poucos, Marcelinho foi ganhando confiança na armação e na finalização, até protagonizar uma bela jogada a 3m30s do intervalo: o ala do Flamengo acertou um chute de três e ainda sofreu a falta. Na sequência, Leandrinho partiu livre para o contra-ataque e ampliou a vantagem para 13 pontos. O treinador Nestor Salazar pediu tempo, mas não adiantou. O domínio verde-amarelo aumentou e se traduziu no placar da parcial: 26 a 6, elevando o total para 44 a 24.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil manteve o bom ritmo, mas Tiago Splitter cometeu sua quarta falta e deixou a quadra para a entrada de Alex. A equipe passou a jogar numa formação mais baixa, com Guilherme e Anderson formando o garrafão. A Venezuela ainda conseguiu equilibrar as ações em alguns momentos, mas não teve fôlego para cortar a diferença no placar. Na virada para o quarto período, a vantagem ainda era de 20: 63 a 43.
Depois de Diego e JP Batista, foi a vez de Jonathan Tavernari pintar na quadra para ganhar ritmo. Olivinha e Duda também entraram, fechando a rotação completa dos 12 atletas do elenco. Àquela altura, o Brasil apenas controlava o jogo para não deixar a vantagem diminuir muito. A torcida venezuelana não desistia e continuava gritando, enquanto os jogadores tentavam – e até conseguiam – mostrar serviço na quadra. A diferença caiu um pouco, mas não o suficiente para acordar a zebra.

FÓRMULA UM:BRUNO SENNA TEM CHANCES DE ESTREIAR EM 2010


Piloto diz que ainda não há nada garantido

Em busca de uma vaga na Fórmula-1 para 2010, o brasileiro Bruno Senna voltou a ter esperanças de conseguir um lugar na equipe espanhola Campos, que estreia na categoria no ano que vem.
Há algumas semanas, a imprensa espanhola divulgou que o time já tinha definido seus dois pilotos: o espanhol Pedro de la Rosa e o russo Vitaly Petrov, da GP2. Nesta quarta-feira, porém, o chefe da equipe, Adrián Campos, afirmou que nada está definido. A declaração vai de encontro aos sentimentos de Senna em relação à chance de correr na F-1 em 2010.
– Adoraria poder dizer que estou com 100% de certeza, mas infelizmente nada é garantido, mas acho que a chance é muito boa. A grande diferença para o ano passado é que a gente tem mais do que boas equipes com interesse em me ter no cockpit, isso faz toda diferença do mundo – disse Senna, em entrevista ao Lance!, dando a entender que não é apenas a Campos que quer tê-lo como piloto.
Esta pode ser a segunda chance real de Senna em ingressar no Mundial. No fim do ano passado, ele foi cotado pela extinta equipe Honda, hoje Brawn GP.
– Claro que é uma frustração interna que eu sinto (por não correr pela Brawn), porque estive muito perto de estar naquele carro – disse o sobrinho de Ayrton Senna.

GAUCHÃO DE FUTSAL: ACBF GOLEIA E SEGUE NA LIDERANÇA


Equipe de Carlos Barbosa aplicou 7 a 3 no adversário na noite desta terça

Em uma noite de muitos gols, a ACBF fez valer o fator local e goleou o Lajeado, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão. Líder isolada da competição, a equipe de Carlos Barbosa fechou o placar em 7 a 3.
O fixo Carlinhos, que voltou a atuar no Centro Municipal de Eventos após seu retorno à ACBF, estava em noite inspirada. A partida teve um primeiro tempo de muitas tentativas e poucos gols. Elisandro abriu o placar para o Lajeado, aos sete minutos. O próprio Carlinhos tratou de deixar tudo igual um minuto depois.
Na etapa final, o pivô Jé não esperou muito para colocar a ACBF na frente do marcador. Com 1min30s e, em seguida, aos 1min53s, o atleta marcou duas vezes. Na sequência, foi a vez de Carlinhos, novamente, fazer o quarto e o quinto gol laranja na partida.
A equipe de Lajeado esboçou uma reação com Rafael, aos 13 minutos, e com Elisandro, aos 15, chegando ao terceiro gol no jogo. Mas Flávio não deixou os visitantes crescerem na partida. Aos 16, o pivô fez o sexto gol da ACBF. Faltando apenas 41 segundos para o fim, Flávio, de novo, fechou o placar.
Além de manter a liderança isolada do Gauchão 2009, com 44 pontos em 16 jogos, a ACBF comemora um ano sem derrotas jogando no Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa.
O próximo desafio será na cidade de Rio Grande, onde a ACBF enfrenta o Noiva do Mar, também pelo Gauchão. A partida ocorre na próxima sexta, dia 28, às 20h30min.

SELEÇÃO FEMININA DE FUTSAL:INNICANDO PREPARAÇÃO PARA SUL-AMERICANO

KÁTIA É UMA DAS MAIS EXPERIENTES DA EQUIPE

Competição promovida pela Conmebol começa no dia 3 de setembro

As quatorze jogadoras convocadas para a disputa do 3º Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino já estão concentradas desde o último domingo no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, localizado em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE). Nesta segunda-feira, as atletas iniciaram os treinamentos acompanhadas de perto pela comissão técnica, comandada pelo treinador Vander Iacovino, que é auxiliado por Marcos Sorato.
Para Cátia Merlini, uma das jogadoras mais experientes no elenco da seleção, foi um dia para conhecer as jogadoras e observar a forma de trabalho do treinador.
— O estilo do Vander é bem parecido com do Marcos Sorato. Ambos fazem com que a gente jogue à vontade — explicou a jogadora, convocada pela primeira vez em 2005 e artilheira nas duas primeiras edições do Sul-Americano.
O Sul-Americano, promovido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), começa no dia 3 de setembro e conta com a participação de diversas equipes do continente sul-americano.

JUVENTUDE:NESTA QUINTA COMEÇOU A CONCENTRAÇÃO


Jogo de sábado, com Duque de Caxias, é encarado como decisivo

A mobilização é grande no Juventude com vistas ao confronto de sábado, às 16h10min, com o Duque de Caxias, no estádio Alfredo Jaconi. Comissão técnica e dirigentes determinaram concentração antecipada já desde a noite desta quinta-feira.
No clube, a partida é encarada como decisiva, pois o adversário é concorrente direto na luta contra o rebaixamento, vem de uma goleada sofrida em casa diante do lanterna Campinense e trocou de técnico — agora é o ex-grená Gilson Kleina quem está no comando.
A lista para o jogo tem Juninho e Carlão (goleiros); Jackson e Bruno Teles (laterais); Nenê, Ramon e William (zagueiros); Leanderson, Lauro e Gustavo (volantes); Léo Dias, Lopes, Zezinho, Bruno e Ivo (meias); Marcos Denner, Mendes e Diego Rosa (atacantes). O atacante Zé Carlos, que devido a uma pancada no joelho esquerdo foi vetado da partida anterior, contra o Ceará, já treina normalmente, mas por opção técnica não foi relacionado para esta rodada.

CAXIAS:JOGADOR MARIELSON É O QUINTO A SAIR DO TIME


Jogador foi dispensado na tarde desta quarta-feira

Desde o ano passado no Caxias, o volante Marielson ganhou na tarde desta quarta-feira um cartão vermelho da direção grená. O jogador foi liberado para procurar outro clube.
Dos que participaram da campanha na Série C do Brasileiro, Marielson é o quinto a sair do clube. Antes, já haviam deixado o Centenário os zagueiros Lacerda e Guilherme Anello, e os atacante Maiquel e Rivaldo.

BRASIL DE PELOTAS:GAROTO DA SUB-17 RELACIONADO PARA JOGO CONTRA O INTER


Roger foi relacionado para a goleada por 4 a 0 sobre o Inter pela Arthur Dallegrave

Aos 17 anos, Roger Souza de Ávila realizou o sonho de muitos garotos que estão começando a carreira no futebol. Integrante do elenco juvenil rubro-negro, o volante foi relacionado para a goleada por 4 a 0 sobre o Inter B no Beira-Rio, que marcou a estreia xavante na Copa Arthur Dallegrave. Apesar de não ter entrado em campo, o garoto comemorou a experiência de viajar para Porto Alegre entre os profissionais.
– Fiquei muito feliz, foi uma surpresa na hora, nem acreditei. Demorou um tempo para cair a ficha. Estar com os profissionais foi um sonho, peguei um pouco de experiência e foi muito gratificante a oportunidade de poder estar com os meus ídolos. Recebi um grande apoio dos jogadores, que me trataram muito bem – disse Roger.
A oportunidade que Roger recebeu não foi apenas comemorada por ele, mas sim por todo o Departamento Amador do Brasil. O volante estava treinando com os colegas da categoria sub-17. Ao saberem da novidade, os garotos pararam de treinar para festejar com o volante.
– O Roger é daqueles caras que têm um objetivo traçado e não se deixa abalar pra conseguir o que deseja. A oportunidade foi mais que merecida. Não só pela qualidade técnica dele, mas também pelo fato de ele ser dedicado aos treinamentos e ter conduta de quem realmente sonha em crescer como jogador de futebol – disse o treinador do time sub-17 rubro-negro, Júlio Peraça.
Uma nova convocação de Roger depende da concorrência interna com os outros garotos da base e do número de profissionais que o técnico Paulo Porto terá a disposição para as próximas partidas. Se não for chamado para o jogo de domingo contra o Lajeadense, pela Copa Arthur Dallegrave, Roger terá pela frente um clássico Bra-Pel decisivo na Boca do Lobo, que pode garantir a classificação antecipada à terceira fase do Estadual Sub-17.

GRÊMIO:ESTÁ PERTO O ACERTO COM ROCHEMBACK DO SPORTING


Pai de Rochemback diz que jogador tem 90% de chances de jogar no Grêmio

Juarez Rochemback avisa que falta apenas a rescisão de contrato do volante com o Sporting, de Portugal

Fábio Rochemback está muito perto do Grêmio. O clube mantém cautela sobre o assunto, mas a negociação está muito bem encaminhada. Quem confirma é o próprio pai do jogador, Juarez Rochemback. Segundo ele, o volante tem, hoje, 90% de chances de jogar no Tricolor.
– Está tudo bem encaminhado. Já conversamos com o Grêmio, só falta definir a situação com o Sporting – disse Juarez por telefone ao clicEsportes nesta quinta.
Apesar disso, o pai do jogador ainda não dá a contratação como certa. Justamente pelo falto de o clube português poder complicar a saída de Rochemback. Mas ele está otimista.
– Diria que ele tem 90% de chances de ir para o Grêmio – apostou ele, acrescentando que não poderia dar mais detalhes sobre a negociação no momento.
Rochemback, que está com 27 anos, vinha manifestando insatisfação por estar na reserva do Sporting e vontade de voltar a jogar no Brasil. O acerto com o Grêmio deve ser efetivado nos próximos dias.

INTER:SANDRO CONVOCADO POR DUNGA DESPERTA INTERESSE EM CLUBES

SANDRO SE DIZ FELIZ COM CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA

Volante sabe que clubes podem ter "interesse relâmpago" antes do fechamento da janela de transferências

Convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Dunga para a vaga do lesionado Josué, o volante colorado Sandro não escondeu a satisfação de chegar ao time principal. Até então vinha aparecendo em convocações da equipe nacional sub-20. O jogador, que se viu envolvido em uma recente especulação de que o Tottenham queria levá-lo do Beira-Rio, tem consciência de que a janela de transferências ainda não fechou e que aparecer na Seleção pode gerar interesse relâmpago de algum clube europeu:
– A Seleção Brasileira principal é algo grande para a carreira de qualquer atleta e isso desperta interesse de outros clubes. Vamos ver... – disse Sandro.
Mas o volante tem os pés no chão. E deixou claro a gratidão ao clube que o projetou:
– Eu tenho que agradecer ao Inter. Foi o clube que me colocou na Seleção e que me deu espaço para progredir no futebol – disse, que lembrou da rápida ascenção no futebol, afinal conquistou a titularidade no Inter no início do ano: – Foi rápido, né?! Mas venho trabalhando aqui no Inter e fazendo meu papel. Que bom que fui convocado, isso mostra que estou sendo lembrado. Estou muito feliz, eu estava querendo muito chegar à Seleção principal para ver como é.
Sandro vai desfalcar o Inter em três partidas do Brasileirão. Suspenso, já não enfrentaria o Goiás neste domingo. Depois, fica fora dos jogos com o Atlético-MG, no dia 2, e diante do Avaí, dia 6 de setembro. O jogador só deve retornar ao Inter no dia 13, contra o Cruzeiro.
O jogador foi o capitão da equipe que conquistou a última edição do Sul-Americano Sub-20. Em 13 jogos pelo time nacional, marcou dois gols. Pelo Inter, balançou as redes três vezes em 48 partidas. O volante conquistou a vaga de titular no time de Tite no início deste ano, logo após a venda de Edinho.