sábado, 4 de julho de 2009

BRASILEIRÃO 2009:INTERNACIONAL ENFRENTA O NÁUTICO

TITE DIZ QUE O FOCO AGORA É O BRASILEIRO

Náutico X Internacional
Dom, 05/07/2009, 18h:30 Aflitos, Recife, PE

Em situações complicadas e distintas, Náutico e Internacional se enfrentam
Timbu está na zona da degola e Colorado vive o seu pior momento no ano

Pela colocação do Internacional na tabela do Campeonato Brasileiro, não dá para dizer que o duelo entre o Náutico e o Colorado, no Estádio dos Aflitos, domingo, às 18h30m, é o jogo dos desesperados. O clube gaúcho divide a liderança da competição com o Atlético-MG, com 17 pontos. Já o Timbu, que conseguiu bons resultados nas primeiras rodadas – como a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro – caiu vertiginosamente e está na 17ª colocação, com apenas oito pontos. Porém, se existe um abismo entre a posição dos dois times na tabela, o momento psicológico das equipes não é muito diferente.Enquanto a má situação do Náutico é visível pela situação no Campeonato Brasileiro, o problema do Inter está fora da competição. O Colorado está vivendo o seu pior momento da temporada até agora. Foi derrotado no primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana para a LDU por 1 a 0, em pleno Beira-Rio, e não conseguiu ser campeão da Copa do Brasil, perdendo a final para o Corinthians nessa semana.

Carlinhos Bala animado com o momento do Internacional
Os últimos jogos do Náutico não foram nada bons: quatro derrotas e um empate. A última vitória do Timbu na competição foi no dia 24 de maio, quando bateu o Atlético-PR por 3 a 2, em Curitiba.Querendo sair da zona de rebaixamento o quanto antes, o time pernambucano vê no confronto em casa contra o Inter a grande oportunidade de um início de vida nova no Brasileirão. Para o atacante Carlinhos Bala, é hora de aproveitar a situação do adversário.- Vamos pegar um time que vem de uma derrota na decisão e é difícil reanimar os jogadores. Eles ainda terão um jogo importante pela Recopa na quarta-feira, e temos que tirar proveito e não perder mais pontos dentro de casa – disse Bala.Para o atacante, o apoio da torcida alvirrubra será fundamental para que o Timbu se recupere.- O torcedor não pode virar as costas para o time. Eles têm que nos apoiar. Com isso, o Náutico fica mais forte – completou.Vágner e Anderson Lessa voltam à equipe titular, enquanto Derley e Gladstone estão suspensos. Asprilla continua na zaga e Galiardo entra no meio-campo.Para sacudir a poeiraO Inter trata de sacudir a poeira e seguir a vida já no primeiro jogo depois da perda do título da Copa do Brasil. Não há mais motivos para atletas serem poupados no Campeonato Brasileiro. O Colorado vai com força máxima para o jogo contra o Timbu. É provável que Tite escale a mesma equipe que empatou por 2 a 2 com o Corinthians na quarta-feira.- A tendência é de manutenção da estrutura. Eu sempre falo em base, em grupo. Às vezes se dá alguma alteração por lesão, por cartão ou por critério técnico. Ainda vamos avaliar a reação de um ou outro atleta e definir lá no Recife - disse Tite.O jogo é visto pelo Inter como a primeira oportunidade para superar o trauma da Copa do Brasil. Em um ano de centenário, o clube gaúcho sabe que tem a obrigação de conquistar o Campeonato Brasileiro.- Quem joga em clube grande sabe a responsabilidade que tem. Temos sempre a obrigação de conquistar títulos - afirmou o atacante Nilmar.A única ausência na equipe titular do Inter é o volante Sandro, que ainda se recupera de lesão muscular na coxa esquerda. Glaydson deve seguir na equipe, como aconteceu na quarta-feira.

BRASILEIRÃO 2009:PARA AFASTAR CRISE,GRÊMIO PEGA O FURACÃO

PAULO AUTORI SE DEFENDE E DIZ QUE TIME TEM JOGADO BEM

Grêmio X Atlético-PR
Dom, 05/07/2009, 16h:00 Olímpico, Porto Alegre, RS

Tristeza do Grêmio encontra confiança do Furacão no Olímpico
Clube gaúcho faz primeira partida após eliminação na Libertadores. Furacão tenta manter embalo das últimas rodadas

Herrera lamenta derrota do Grêmio para o Cruzeiro na Libertadores da América.Se a cara de quem ganha é muito diferente da cara de quem perde, será significativa a diferença entre o astral de Grêmio e Atlético-PR no jogo deste domingo, no Olímpico. Enquanto o time gaúcho tenta utilizar o Campeonato Brasileiro para afogar as mágoas depois da eliminação na Libertadores, o Furacão vai a campo com um sorriso de orelha a orelha pela ótima reação nas últimas três rodadas. A vitória é essencial para as duas equipes, ambas necessitadas dos três pontos para escapar da zona inferior da tabela. A bola rola às 16h na casa gremista. O time tricolor entra na rodada em 14º, com apenas nove pontos. O Atlético tem oito, em 16º, finalmente fora da zona de rebaixamento. O Grêmio não vence há seis jogos, incluindo o Brasileirão e a Libertadores. O Furacão teve duas vitórias e um empate nas últimas três rodadas. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra ao vivo para todo o país. Para espantar a crise O Grêmio vive mau momento. Antes, o time não convencia, mas pelo menos conseguia resultados interessantes, especialmente na Libertadores. A eliminação para o Cruzeiro nas semifinais escancarou os problemas do time. Não é por acaso que o Tricolor soma seis jogos seguidos sem vitórias, três deles pelo Campeonato Brasileiro. Em toda a temporada, foram 13 partidas contra equipes da Série A (incluindo os duelos com o Inter, pelo Gauchão, e o Cruzeiro, pela Libertadores), com apenas duas vitórias. O aproveitamento de Paulo Autuori como técnico do Grêmio contraria o currículo dele. O profissional, duas vezes campeão da América e também campeão do mundo, tem rendimento de apenas 36% no clube gaúcho. Desde que ele mudou o esquema para o 4-4-2, o Grêmio não sabe o que é vencer. - Isso não tem nada a ver. Esquema não ganha jogo. Temos feito boas partidas – defendeu-se o treinador. A convicção no trabalho deve fazer com que Autuori repita contra o Atlético-PR a equipe que empatou por 2 a 2 com a Raposa. Porém, mudanças não estão descartadas. O rendimento de alguns atletas é discutido no Olímpico. Até a permanência de parte do elenco corre risco. É por isso que uma vitória sobre o Furacão ganha força como exigência para o Tricolor. - Estamos todos chateados, irritados com a situação, mas temos que erguer a cabeça. Já temos jogo no domingo e vamos tentar a recuperação – disse o zagueiro Léo.
He-Man no comando do ataque rubro-negro
A grande dúvida do Atlético-PR era a presença do atacante Rafael Moura, que sentiu dores no tornozelo direito durante a semana. No entanto, a melhora do atacante foi significativa e é quase certo que ele seja o homem de referência do Furacão contra o Grêmio. - A melhora do Rafael foi impressionante. Fizemos alguns trabalhos, trocamos a palmilha que ele vinha usando e melhoramos sua pisada. Ficamos surpresos com a rápida recuperação e tenho certeza de que ele vai para o jogo – disse o médico Edilson Thiele. A presença do He-Man é uma ótima notícia para um time que precisa de gols, já que uma vitória pode levar o Atlético-PR para longe da zona de rebaixamento. Somando três pontos e contando com outros resultados, o Furacão pode ganhar até oito posições nesta rodada, terminando em nono. Porém, se perder, o Rubro-Negro também tem chances de fechar a rodada na lanterna. O Furacão ainda tem dois desfalques para pegar o Tricolor gaúcho. Suspensos com o terceiro cartão amarelo, Rafael Santos e Valencia não poderão jogar. Eles devem ser substituídos por Manoel e Rafael Miranda. Mas estas são as únicas diferenças para o time que venceu o Corinthians por 1 a 0 no último sábado. O confronto contra o Grêmio também pode ter um gostinho de vingança para o técnico Waldemar Lemos. De todos os jogos que ele disputou neste campeonato (cinco pelo Náutico e três pelo Furacão), o treinador só não está invicto porque, no Timbu, perdeu para o Tricolor gaúcho por 3 a 0 no Olímpico.

VÔLEI:MENINAS DO BRASIL CONQUISTAM O BI

SELEÇÃO DE ZÉ ROBERTO GUIMARÃES VENCE A FINAL POR 3 SETS A ZERO

Brasil se vinga da República Dominicana e conquista o bi da Copa Pan-Americana

Desta vez, a aula foi brasileira. Com o controle do jogo desde o início, a seleção feminina de vôlei venceu a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/18, 25/20 e 25/14) e conquistou o bicampeonato da Copa Pan-Americana, em Miami. Em pouco mais de uma hora, a equipe de José Roberto Guimarães se vingou da derrota na primeira fase para levar o segundo título no novo ciclo olímpico - antes, havia vencido o torneio de Montreux, no mês passado. Antes da decisão, Porto Rico superou os EUA por 3 sets a 1 e ficou com a medalha de bronze.Na fase classificatória, as dominicanas haviam vencido por 3 sets a 2 e quebrado a invencibilidade brasileira. O time caribenho era o único que não havia sido derrotado na competição até a final. A oposto Sheilla foi novamente o destaque brasileiro, ao lado da atacante Natália, com dez pontos.
- Jogamos muito bem. Fizemos tudo o que não tínhamos feito na partida que perdemos para a República Dominicana. Diferente daquele jogo, entramos mais concentradas e não cometemos erros nos momentos decisivos. Entramos em quadra para matar o jogo - disse a oposto.
O técnico Zé Roberto comemorou a boa atuação e o título brasileiro. - Estou feliz por termos vencidos o jogo e o torneio. Este não é o time do ouro em Pequim, estamos iniciando um novo ciclo. Este é o segundo torneio que jogamos este ano, e nós vencemos os dois. A levantadora Dani Lins, capitã da equipe brasileira, seguiu a mesma linha do técnico e comemorou a segunda conquista do ano. - Estou extremamente feliz por vencer este torneio, o segundo no ano. Começamos os sets não muito bem, mas conseguirmos sacar e bloquear muito bem – afirmou.

Foco na vaga no Mundial

Depois do título, a seleção feminina já volta suas atenções para buscar a classificação para o Campeonato Mundial. Vice-campeão mundial em 2006, no Japão, onde perdeu a decisão para a Rússia, o Brasil precisará buscar a vaga para a competição, que será disputada novamente no Japão em 2010 em um Torneio Classificatório entre as equipes da América do Sul. A disputa acontecerá nas cidades mineiras de Betim e Contagem, entre os próximos dias 22 e 26.

BRASILEIRÃO 2009:SANTO ANDRÉ E BARUERÍ FICAM NO EMPATE

MARCELINHO CARIOCA,ARBITRAGEM PREJUDICA O TIME DO SANTO ANDRÉ

Equipe do ABC paulista teve gol mal anulado no primeiro tempo, no entanto encontrou forças para igualar o marcador na reta final do jogo deste sábado

O duelo paulista da nona rodada do Campeonato Brasileiro, entre Santo André e Barueri, terminou com um empate por 1 a 1 na noite deste sábado, no estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. Para os donos da casa, a igualdade teve um gosto amargo, já que no primeiro tempo, quando ainda perdia por 1 a 0, teve um gol mal anulado pelo árbitro Paulo Cesar de Oliveira. A trapalhada da arbitragem ocorreu no fim do primeiro tempo, logo depois do gol do Barueri, anotado por Val Baiano. No lance, foi marcado impedimento que não existiu, porque Éder dava condições. O gol de empate do Santo André, o que realmente foi validado, saiu apenas aos 36 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Marcel. O resultado fez com que o Barueri, até então no G-4, caísse para a quinta colocação, com 14 pontos. Tudo por conta da vitória do Flamengo sobre o Vitória, no Rio de Janeiro. O Santo André, por sua vez, foi a 11 pontos, subiu para décimo, mas ainda pode perder posições com o complemento da rodada neste domingo. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Santo André viaja ao Rio de Janeiro para encarar o Fluminense, domingo, às 18h30m (de Brasília). O Barueri, por sua vez, tem um desafio diante do Coritiba, em casa, no sábado, também às 18h30m.
Santo André e Barueri deixaram claro nos primeiros toques de bola que se estudariam antes de adotar algum tipo de postura. Mesmo assim, a equipe visitante conseguiu chegar com perigo logo aos três minutos. Fernandinho recebeu bom passe na esquerda, avançou para a grande área e chutou cruzado para fora. A resposta dos donos da casa veio em seguida. Aos cinco, Marcelinho Carioca fez belo lançamento para área. O atacante Nunes subiu bem para cabecear, mas cometeu falta, anotada pelo árbitro. O jogo voltou a ter uma chance de gols apenas aos 11. E foi do Barueri. João Vitor cruzou da direita, e Márcio Careca chutou na rede pelo lado de fora. O primeiro gol do jogo saiu aos 18 minutos, mas foi anulado corretamente pelo árbitro Paulo Cesar de Oliveira. Após cruzamento de Márcio Careca da esquerda, o atacante Val Baiano marcou com a mão e levou cartão amarelo. Sem se intimidar com o melhor momento do adversário, o Santo André chegou com perigo aos 23 minutos.
Em excelente cobrança de falta, Marcelinho Carioca obrigou o goleiro Renê a fazer bela defesa no seu ângulo esquerdo. Também de falta, o Barueri teve uma chance aos 35. Só que Val Baiano bateu forte demais na bola e mandou longe do gol. A equipe visitante, porém, estava melhor. E conseguiu abrir o marcador, agora com gol válido, aos 40 minutos. João Vitor deu excelente lançamento para Everton na grande área. O meia dominou e ao tentar driblar o goleiro Neneca foi derrubado. Pênalti! Na cobrança, Val Baiano marcou. O Santo André ainda conseguiu achar espaços para chegar ao empate, mas foi prejudicado por uma marcação errada da arbitragem aos 43 minutos (assista ao vídeo). Marcelinho Carioca cruzou da esquerda, Nunes cabeceou, e Cesinha completou da pequena área. O árbitro, então, assinalou impedimento. Só que Eder dava condição.
Foi do Barueri o primeiro bom momento da etapa final. Logo aos 30 segundos. Após passe de Val Baiano, o atacante Fernandinho ficou cara a cara com Neneca, mas chutou em cima do goleiro. Em desvantagem e com um gol mal anulado na conta, o Santo André foi para cima. Faltou pouco, aliás, para o empate sair aos três minutos. Marcelinho Carioca entrou em velocidade na área, após ótimo passe, e cruzou para Nunes. O chute do atacante passou perto da trave.
Aos poucos, o jogo ficou mais aberto para os dois lados. Mas o clube visitante, assim como no primeiro tempo, se apresentava melhor. Aos oito, por sinal, teve boa chance em chute de longe do meia Everton. No minuto seguinte, nova chance para o Barueri. Fernandinho fez jogada individual pela esquerda e chutou cruzado, assustando Neneca. Outra oportunidade para o Santo André apenas aos 14 minutos. Como se fosse lateral, Marcelinho Carioca avançou pela direita e cruzou para Elvis arrematar de primeira, mandando para fora. Aos 17 minutos, uma cena lamentável: em disputa de bola na lateral, Marcelinho pisou propositadamente em Fernandinho. O juiz nada marcou. Aos 24 minutos, o Barueri perdeu uma excelente oportunidade de aumentar a vantagem. Ralf avançou em velocidade pelo meio e rolou para Val Baiano. O atacante, livre de marcação e na cara do gol, chutou mal e facilitou a defesa do goleiro Neneca. Melhor em campo, os visitantes tiveram outra chance aos 30. Mas Fernandinho mandou para fora. O Santo André demorou a ter nova jogada perigosa, mas quando achou espaço chegou ao gol de empate. Aos 36 minutos, após cruzamento de Elvis, Antonio Flávio desviou de cabeça para o meio da pequena área e o zagueiro Marcel completou para o gol: 1 a 1. A equipe da casa ainda tentou uma pressão nos minutos finais, mas não conseguiu a virada.

BRASILEIRÃO 2009:SANTOS VENCE APERTADO O SPORT NA VILA BELMIRO

SOB O OLHAR DE ROBINHO,O PEIXE VENCE APERTADO POR 1 X 0

Paulo Henrique Lima salva o Peixe em casa, em jogo ruim contra pernambucanos. Equipe alvinegra sobe para a sexta posição e respira

Robinho esteve na Vila Belmiro. E o torcedor do Santos que foi à VIla Belmiro na noite deste sábado deve ter sentido saudades dos tempos em que o atacante, hoje no Manchester City, vestia a camisa 7 alvinegra e aprontava das suas contra os adversários. Jogando com um homem a mais durante boa parte do segundo tempo, o Peixe sofreu para conseguir vencer o Sport por 1 a 0, na noite deste sábado, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O gol salvador de Paulo Henrique Lima saiu só aos 44 minutos da etapa final. E de forma irregular - Neymar, que passou a bola para o meia, estava impedido.
Com o resultado, o Santos consegue vencer depois de quatro jogos sem êxitos. O resultado leva o time alvinegro para a sexta posição, com 13 pontos. E alivia o ambiente para Vagner Mancini e o restante do elenco.
Já o Sport se mantém na 15ª posição, com oito pontos, e corre o risco de fechar a rodada na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados de outros concorrentes.
Na próxima rodada, o Peixe visita o Vitória, no domingo. No mesmo dia, o Leão recebe o Goiás para tentar a reabilitação no Brasileirão.
Após quatro partidas sem vencer e uma semana conturbada, o Santos começou a partida pressionando o Sport. Logo aos nove minutos, a equipe de Vagner Mancini assustou o goleiro Magrão e os poucos torcedores do time pernambucano que estiveram na Vila. Em uma tabela rápida com Rodrigo Souto, Kléber Pereira chutou de fora da área. O arqueiro do time do Recife conseguiu desviar para a linha de fundo. Aos 16 minutos foi a vez de Fabão arriscar. Em falta sofrida por Léo do lado esquerdo do ataque santista, o zagueiro soltou uma bomba, e novamente Magrão livrou os pernambucanos de sofrerem o gol na casa santista. Da metade para o fim do primeiro tempo, o time comandado por Emerson Leão conseguiu equilibrar a partida. Na melhor oportunidade do Sport, aos 25, Élder Granja cruzou, e Weldon acertou de primeira, mas o santista Douglas fez uma bela defesa. Com o passar do tempo, a torcida santista começou a reclamar. Algumas vaias foram ouvidas na Vila Belmiro, e o técnico Vagner Mancini não passou ileso. “Acorda, Mancini!”, gritou um torcedor. - Desde o ano passado isso acontece. É preciso ter paciência porque a torcida não ajuda, e esse time quer vencer – disse o atacante Kléber Pereira, sobre as vaias das arquibancadas.

Gol irregular no final salva o Peixe
Para conseguir segurar mais a bola na frente alvinegra na segunda etapa, Mancini resolveu tirar Neymar, considerado o sucessor de Robinho, do castigo do banco de reservas, promovendo a sua entrada na vaga de Robson. A tática, a princípio, deu certo, pois o Santos teve pleno domínio da posse de bola. No entanto, o volume de jogo não aparecia no placar, que continuou sem gols. E isso fez a torcida pressionar pela entrada de Molina, atleta que vinha sendo titular nas primeiras partidas do Peixe no Brasileiro. Mas o meia colombiano só entrou depois dos 20 minutos, quando o Sport ficou com um jogador a menos –Weldon foi expulso por entrada por trás em Wagner Diniz. Um minuto antes da troca, o Santos teve uma grande chance com Paulo Henrique Lima, o popular Ganso. Na descida em velocidade, a jovem revelação alvinegra chutou forte para bela defesa de Magrão. Com dez jogadores em campo, o time de Leão fez esporádicas investidas ao ataque. E na melhor delas, aos 30 minutos, Fabiano aproveitou uma bobeira do sistema defensivo santista e ficou de cara com Douglas. Mas seu chute passou raspando a trave esquerda do goleiro da Vila Belmiro.
Depois de ouvir reclamação dos torcedores, o Peixe, na pressão, conseguiu tirar o zero do placar. Após batida de falta de Molina, bate-rebate na área, Paulo Henrique Lima recebeu de Neymar, impedido, e colocou no fundo das redes de Magrão, aos 44 minutos do segundo tempo.

BRASILEIRÃO 2009:FLAMENGO VENCE O VITÓRIA NO ENGENHÃO

ENTRE VAIAS E APLAUSOS,OS CARIOCAS LEVARAM A MELHOR

Em noite que Juan marcou um gol e foi criticado, e Ibson perdeu um pênalti e recebeu carinho, cariocas levam a melhor no duelo rubro-negro.
Foi um triunfo com roteiro às avessas para o Flamengo, neste sábado, no Engenhão. Quem fez o gol, ganhou vaias. Quem perdeu pênalti, recebeu aplausos. O Rubro-Negro carioca despachou o Vitória por 2 a 1, pela nona rodada do Brasileirão, e entrou pela primeira vez no grupo das equipes que se classificam para a Libertadores em noite de momentos opostos para Juan e Ibson.
Autor do primeiro gol do Flamengo - Roger empatou para o Vitória e Emerson marcou o do triunfo -, o lateral Juan, que teve má atuação, sofreu com a ira da torcida e foi vaiado quase todas as vezes que tocou na bola. O volante, que deve se despedir do clube - o Porto não aceitou a proposta rubro-negra, mas a diretoria promete contra-atacar -, desperdiçou um pênalti, mas ouviu das arquibancadas os gritos de “Fica”.
Com 14 pontos, o Rubro-Negro carioca pulou para a quarta posição na competição, uma colocação atrás dos baianos, que, com 16, permanecem em terceiro. Para se manter no G-4, o Flamengo vai secar ainda nesta rodada o Palmeiras, que enfrenta neste domingo o Avaí, em Floripa, e o Corinthians, que recebe o Fluminense, na quarta-feira. Na próxima rodada, o Flamengo vai até o Morumbi encarar o São Paulo, domingo, às 16h, enquanto o Vitória recebe o Santos, no mesmo dia, às 18h30m, no Barradão, em Salvador.