terça-feira, 13 de janeiro de 2009

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA EM CANGUÇU



14 de Janeiro de 2009



PARCIALMENTE NUBLADO COM NÉVOA ÚMIDA E SECA NO DECORRER DO DIA


TEMPERATURA: LIGEIRA ELEVAçãO


MAX.: 27°C MIN.: 16°C


VENTO DIREÇÃO: E-N


INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS


NASCER DO SOL: 05:39h


OCASO DO SOL: 19:39h

HISTÓRIA DOS CLUBES(PARTE 6)


Fundação: 13 de maio de 1905
Recife-PE Estádio: Ilha do Retiro

Capacidade: 35 mil pessoas

Presidente: Milton Caldas Bivar

Site oficial: http://www.sportrecife.com/

Sport Club do Recife

O nome “Sport” escrito assim, sem as duas letras “e” no começo e no final, tem a sua razão de ser. A idéia de montar um clube em Recife dedicado ao futebol nasceu quando Guilherme de Aquino Fonseca voltou de uma temporada de estudos na Inglaterra – onde se apaixonou pelo esporte (ou “sport”?). Em 13 de maio de 1905, foi fundado o Sport Club do Recife. No mês seguinte, o time participou da primeira partida realizada em Pernambuco, contra o English Eleven.
Demorou dez anos até que o futebol tivesse se estabelecido no Estado com força suficiente para que fosse organizado um Campeonato Pernambucano. O Sport não participou da primeira edição, em 1915, mas quando entrou em cena, no ano seguinte, foi para não deixar dúvidas com relação às suas intenções: derrotando nas duas ocasiões o Santa Cruz, a equipe foi bicampeã em 16/17. Em 1919, já como sinônimo do que o futebol pernambucano tinha de mais forte, o Sport viajou a Belém para enfrentar um combinado Remo-Paysandu. A vitória do Sport por 3 x 2 deixou os torcedores locais furiosos, e o troféu que estava em jogo – o “Leão do Norte” – teve a cauda quebrada. O leão está até hoje na sala de troféus do clube, e foi o sucesso desse episódio que inspirou o escudo do Sport, criado nessa época.
Somando apenas três derrotas ao longo das três temporadas, o Sport consolidou seu domínio do futebol pernambucano no começo da década de 20 ao conquistar o tricampeonato 23/24/25, com o time que tinha Péricles, Ary e Aluízio na linha de frente. Outro título veio em 1928, e a partir daí foi momento de se ter paciência dentro de campo enquanto o clube construía seu patrimônio fora dele. Em 35, foi comprado o terreno onde seria erguida a sede do clube. Dois anos depois, em 4 de julho de 1937, o Sport inaugurou o estádio da Ilha do Retiro, num amistoso contra o Santa Cruz. O rubro-negro venceu por 6 x 5, graças ao gol vencedor de Haroldo Praça. Bastou a construção ser concluída que os dias de sucesso retornaram.
O primeiro tabu da história do clube terminou em 38, e no começo da década de 40 o domínio voltou com força: entre 41 e 43, o Sport ganhou mais um tricampeonato. Nessa equipe, já figurava uma das mais famosas crias da divisão de base do clube, o atacante Ademir de Menezes, o “Queixada”. O sucesso da equipe dentro de Pernambuco era tanto que o rubro-negro se arriscou a fazer uma excursão pelo “Sul” – na verdade, o Rio de Janeiro. Para muitos, era uma loucura uma equipe do Nordeste se atrever àquilo, mas a participação do Sport foi louvável e chamou a atenção de muita gente. Em especial do Vasco da Gama, que naquela ocasião apostou em Ademir e acabou contratando um dos maiores jogadores de sua história.
Dadá MaravilhaO Leão ia fazendo sua história gloriosa dentro do Estado e revelando para o Brasil grandes nomes do futebol. Depois de Ademir, outro artilheiro – e que também viria a ser o goleador máximo de uma Copa do Mundo – fez seu nome no Sport antes de partir para o Sul (coincidentemente, também para o Vasco). Vavá comandou o ataque rubro-negro entre 49 e 50, no momento em que se formava a geração que acumularia títulos nos anos seguintes: com Traçaia, Naninho, Pacoty, Djalma, Manga e Oswaldo, o clube somou conquistas e fez sua primeira excursão à Europa, em 57. A boa fase sobreviveu até o bicampeonato 61/62, quando teve início um período que não podia ser mais incômodo. Um hexacampeonato do rival Náutico, seguido por um pentacampeonato do outro rival, o Santa Cruz. Só depois de mais um título do Náutico – após um período de 12 anos de espera -, os rubro-negros voltaram a comemorar um título estadual, em 75, no primeiro dos dois anos em que Dario, o Dadá Maravilha, foi o artilheiro do torneio. Foi em 75 também que o Sport fez uma de suas primeiras boas campanhas no Campeonato Brasileiro, ao terminar em 11º. Em 78, o time entrou pela primeira vez entre os dez primeiros.
Os anos 80 começaram com absoluto sucesso: tricampeonato pernambucano entre 80 e 82, com Marião, Vílson, Merica e o meia Givanildo; quatro anos seguidos entre os dez melhores do Brasileirão (entre 81 e 85) e a primeira reforma da Ilha do Retiro, em 1980. Mas a maior glória daqueles anos ainda estava por vir. Ou, no mínimo, a mais controversa. Uma série de artimanhas jurídicas e decisões políticas levou o Campeonato Brasileiro de 1987 a ser dividido em dois “módulos”: o verde, organizado pelo Clube dos 13, e o amarelo, organizado pela CBF. Só que a confusão não terminava aí: a CBF insistiu que os dois melhores de cada um dos módulos se enfrentassem para decidir o campeão brasileiro. O Flamengo, que já tinha derrotado os maiores clubes do País em seu “módulo”, não quis saber de jogar e se considerou campeão. A CBF, com o respaldo da FIFA, discordou: e então Guarani e Sport, que haviam dividido o título do módulo amarelo, passaram ao quadrangular final (que só tinha dois times). Após um empate em 1 x 1 em Campinas, a vitória por 1 x 0 do Sport sobre se tornou a final do Brasileiro, e o time de Jair Picerni - que tinha Ribamar, Robertinho, Macaé e Nando – foi oficializado como campeão brasileiro daquele ano. Como conseqüência, disputou pela primeira vez a Libertadores da América no ano seguinte, quando acabou eliminado na primeira fase de um grupo que ainda tinha o Guarani e duas equipes peruanas, Alianza Lima e Universitario.
Equipe do Sport campeã do Campeonato Brasileiro de 1987
Podia se discutir quanto fosse, mas o fato é que o Sport estava no centro de tudo o que acontecia no futebol brasileiro. Por isso, não foi de surpreender quando o time do goleiro Rafael, de Marcus Vinícius e de Édson chegou à decisão da Copa do Brasil de 1989 – acabando derrotada por 2 x 1 pelo Grêmio em Porto Alegre, após empate por 0 x 0 na Ilha do Retiro. O que surpreendeu sim foi a campanha desastrosa no Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano. Com a 21ª posição entre 22 clubes, o Leão da Ilha foi rebaixado para a série B. O sofrimento, porém, durou apenas um ano: já em 1990, o técnico Brida reuniu o mesmo grupo das duas campanhas díspares de 89, uniu com algumas poucas peças e levou o Sport de volta à elite, com o título da segunda divisão.
Juninho PernambucanoO retorno à primeira divisão foi o início que aquela década merecia. Em 94, uma das melhores equipes já montadas pelo Leão chegou ao título da Copa Nordeste, ao derrotar o CRB na decisão. Bosco, Chiquinho, Juninho (que virou Pernambucano), Leonardo, Fábio e Zinho fizeram do Sport atração nacional naquelas temporadas. E as peças que saíram foram repostas com qualidade, dando origem à base que esteve por trás de um histórico pentacampeonato, entre 96 e 2000. Com Leomar, Nildo e principalmente o meia Jackson, o time dominou Pernambuco e, em 2000, confirmou a condição de campeão nordestino, ao derrotar o Vitória.
Outra vez, uma grande conquista como a de 2000 veio seguida de uma decepção no Brasileiro. E desta vez foi mais difícil se recuperar: o Sport terminou em 28º e último lugar no Campeonato Brasileiro de 2001. Caiu para a segunda divisão e, embora tenha feito boas campanhas no anos seguintes – 5º lugar em 2002 e 3º em 2003 -, ainda precisou esperar antes de retornar ao topo. Marco Antônio, Fumagalli, Adriano Magrão e companhia conseguiram a missão cada vez mais difícil de levar uma equipe ao vice-campeonato da série B, em 2006. A lista de ídolos se renovou, e os bons tempos voltaram com o bicampeonato pernambucano de 2006/07. O Sport, de novo, virou equipe muito perigosa, que time nenhum do Brasil gosta de enfrentar.
Fumagalli foi o destaque na volta do Sport à Série A do Brasileiro
O ano de 2008 foi mágico para o rubro-negro pernambucano. Comandado por Romerito, Carlinhos Bala, Magrão, Enílton e Sandro Goiano, o Sport sagrou-se campeão da Copa do Brasil, vencendo a final contra o Corinthians, dentro da Ilha do Retiro. Na vitoriosa campanha, o time ainda eliminou grandes como Palmeiras, Vasco e Internacional nas fases anteriores.

RALLY DAKAR:PILOTO ESPANHOL SOFRE ACIDENTE

PILOTO ESPANHOL FOI SOCORRIDO E LEVADO PARA UM HOSPITAL

Espanhol foi socorrido e levado de ambulância ao Hospital de Copiapó, onde será submetido a vários exames
O piloto espanhol de moto Cristobal Guerrero sofreu um grave acidente durante a décima etapa do Rally Dakar, nesta terça-feira, e está em coma, anunciaram os organizadores da competição.
O espanhol, 48 anos, foi enviado de ambulância ao Hospital de Copiapó, onde será submetido a vários exames.
A equipe de segurança que acompanhava o piloto emitiu um sinal de alerta às 12h38 locais (11h38 de Brasília) para informar sobre o acidente. Em seguida, um helicóptero médico se dirigiu ao local da queda, onde encontrarou o piloto em estado de coma e o levou ao acampamento do rali, a 15 quilômetros de Copiapó.
No acampamento, uma ambulância transferiu Guerrero ao Hospital Regional de Copiapó, onde exames vão determinar a gravidade das lesões. O espanhol se acidentou no quilômetro 160 do lance cronometrado da décima etapa, com saída e chegada em Copiapó.
Guerrero, que participava pela primeira vez de um Dakar, tem quatro filhos, sendo que um deles foi campeão mundial de Enduro em 2005.
O espanhol estava na 76ª colocação na classificação geral da competição.

NOTÍCIAS DO FÁBIO ALEMÃO

FÁBIO ALEMÃO DIZ QUE ESTÁ COM SAUDADES DOS FAMILIARES E AMIGOS

ONTEM Á NOITE FALEI COM O AMIGO E GOLEADOR FÁBIO ALEMÃO QUE ATUALMENTE SE ENCONTRA JOGANDO NO DEPORTIVO MITLICAN DA GUATEMALA.
SEGUNDO ELE,DEVERÃO VIR A CANGUÇU NO MÊS DE MAIO PARA MATAREM AS
SAUDADES DOS FAMILIARES E AMIGOS.DISSE TAMBÉM QUE,ESTÁ JOGANDO O TORNEIO CLAUSÚLA(UMA ESPÉCIE DE TORNEIO INICIO).JÁ JOGARAM UMA PARTIDA,
EM CASA,ONDE FÁBIO ALEMÃO MARCOU UM GOL.A PRÓXIMA RODADA SERÁ NO
PRÓXIMO DOMINGO QUANDO JOGARÃO FORA DE CASA.
QUANTO AO SEU FUTURO,EXISTEM,SEGUNDO ELE,TRÊS HIPÓTESES:
1º CONTINUAR NA MESMA EQUIPE:
2º TEM UM CONVITE DE OUTRA EQUIPE DA GUATEMALA:
3º EXISTE A SONDAGEM DE UM TIME DO PARANÁ;(PORÉM O NOME DA EQUIPE,ELE
NÃO QUIZ ME ADIANTAR),PELO MENOS ENQUANTO NÃO TIVER CERTO;

FELIPÃO É MANCHETE NA INGLATERRA

Felipão nega atrito com Anelka no Chelsea

Após a imprensa inglesa veicular uma briga entre o atacante Anelka e o técnico Luiz Felipe Scolari, o treinador brasileiro negou nesta terça-feira que tenha havido troca de farpas entre os dois.
De acordo com o jornal The Sun, o centroavante francês teria ficado insatisfeito com a reserva nos últimos três jogos do Chelsea e, ao cobrar uma posição do técnico, recebeu a proposta de jogar deslocado, pela esquerda, provocando maior insatisfação.
Em contato com o Terra, a assessoria de imprensa de Felipão desmentiu qualquer atrito entre o treinador e o jogador, atual artilheiro do Campeonato Inglês.
Ainda segundo a assessoria, o fato foi criado pelo jornal e, se hoje a briga foi com Anelka, amanhã pode ser com Drogba, titular do ataque nos últimos jogos do clube londrino.

GAUCHÃO 2009:CLUBES CONFIRMAM REFORÇOS

Equipes começam a definir elencos para a competição estadual

Nesta terça-feira diversos clubes confirmaram reforços para a disputa do Gauchão 2009. Os elencos começam a se definir, a uma semana do início da competição.
O Veranópolis anunciou a chegada do atacante Ricardo Lobo. O jogador já passou por Criciúma e Guarani-SP, e estava no Águia Negra-MS. A diretoria também dispensou o terceiro goleiro, Everton, por indisciplina.
O Sapucaiense apresentou o volante Pierre, ex-Inter, que já treina com o grupo. Mas por enquanto descarta a chegada de dois atacantes cogitados pela imprensa local - Jaílson e Rodrigo Galvão:
– Estamos com dificuldades financeiras para fechar as negociações. Já temos muitos atacantes no grupo, vou conversar com o treinador (Ben-Hur Pereira) para informar sobre os valores e tentar encontrar uma solução – confirma o gerente de futebol do Sapucaiense, Silvio Larssen.
O dirigente vai tentar convencer o técnico a desistir dos reforços pedidos para o ataque, apostando nos atletas que já integram o grupo do Sapucaiense.
Em Erechim, o Ypiranga definiu a contratação do ala Marcelo Müller, ex-Grêmio, com passagens por muitas equipes do interior gaúcho e da Região Metropolitana. Ele deve ser utilizado no meio-campo, e depois do Gauchão vai defender o Glória na Segundona.
O Inter-SM apresentou a dupla Xavier e Vandré. Ambos têm 29 anos. Vandré defendeu o Inter-SM na Segundona 2006, e estava no futebol chinês; Xavier, ex-Veranópolis, Glória, Caxias, Novo Hamburgo, Gama-DF e Remo-PA, estava acertado com Inter-SM desde novembro, mas dependia de uma pendência jurídica. Foram dispensados o zagueiro Tito, 18 anos, e o meia Casca, 19 anos.
E o Santa Cruz confirmou na segunda-feira a contratação do atacante Rafael Pati.
Enquanto isso, a dupla Ca-Ju apresenta situações diferentes entre os rivais. O Caxias pretende contratar o atacante Marcelo Nicácio, ex-Atlético-MG e América-RN, e mais quatro reforços: um zagueiro, dois volantes e um meia.
Já o Juventude, com a apresentação do goleiro Gatti, e o empréstimo do meia Bruno ao Guarani-SP, define seu elenco para o início do Gauchão.

GRÊMIO:SEM PROPOSTAS,LÉO SEGUE NO GRÊMIO

LÉO CONTINUA TREINANDO NO TRICOLOR

O zagueiro Léo não recebeu propostas para deixar o Grêmio e vai permanecer no clube para a temporada 2009. Os jogadores da posição que deixaram a equipe foram Jean, que foi para o Corinthians, e Pereira, que foi dispensado.
Segundo informações da Rádio Gaúcha, o empresário de Léo esteve na serra gaúcha, onde o Grêmio faz a pré-temporada, para dar a informação ao atleta. Está sendo negociado entre o empresário e a direção gremista um aumento de salário para o zagueiro.
Outros jogadores também ganharão aumento
O volante Willian Magrão também deve receber reajuste salarial pelo bom desempenho na equipe em 2008. Outros garotos que saíram da base e se destacaram também receberão aumento.

COPA SANTIAGO:INTER VENCE A SEGUNDA PARTIDA

JUVENIS DO INTER SEGUEM FIRME EM SANTIAGO

Juvenis vencem a segunda por goleada na Copa Santiago
O time juvenil do Internacional goleou o Gama-DF por 4 a 0, na noite desta segunda-feira, em jogo válido pela segunda rodada da Copa Santiago. Douglas, Almir e Willian (2) marcaram os gols que garantiram a liderança do seu grupo, com seis pontos. Na partida de estreia, a equipe treinada por André Prodes também goleou o Vila Nova-MS por 4 a 0.
A competição está sendo disputada em Santiago-RS. Na próxima quarta-feira (14/1), o adversário é o Guarany, do Paraguai. Confira o time que goleou o Gama-DF: Rafael Copetti; Pedro, Leandro, Romário e Willian Ribeiro; Adriel (Lucas), Artur (Fábio), Douglas Silveira (Milton) e Almir; Pedro Henrique (Willian) e Juliano Fogaça.
Confira a tabela de jogos da 21ª Copa Santiago
10/1 – Inter 4x0 Vila Nova-MS
12/1 – Inter 4x0 Gama-DF
14/1 (19h30min) – Inter x Guarany (Paraguai)
16/1 (19h30min) – Inter x Cruzeiro-RS
18/1 (18h30min) – Inter x América-MG
Grupo colorado
Rafael (goleiro)Pedro (lateral-direito)Leandro (zagueiro)Romário (zagueiro)Adriel (volante)Willian Ribeiro (lateral-esquerdo)Douglas Silveira (meia-direita)Artur (volante)Juliano Fogaça (atacante)Almir (meia-esquerda)Pedro Henrique (atacante)Edson (goleiro)Lucas (volante)Leonardo (zagueiro)Gustavo (zagueiro)Getterson (atacante)Milton (meia-atacante)Djair (meio-campista)Dudu (volante)Fábio (volante) Willian (atacante)Guilherme (goleiro)