segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CURIOSIDADES DO FUTEBOL(PARTE 12)

Considerado o detentor do melhor futebol do mundo, o Brasil, teve por muitos anos, o pior time do mundo - o Íbis Sport Club. Fundado em 15 de novembro de 1938, o Íbis surgiu na iniciativa de Onildo Ramos, gerente da Tecelagem Seda e Algodão de Pernambuco, a T.S.A.P., em realizar o sonho dos operários da fábrica: ter um time de futebol para disputar o Campeonato Pernambucano de profissionais. A ave sagrada do Egito antigo, protetora da cultura da seda e presente na marcada da empresa, foi escolhida para o nome e distintivo.

PORTUGUESA:PRESIDENTE DO CLUBE PEDE DESCULPAS PELO REBAIXAMENTO

Durou apenas uma temporada a volta da Portuguesa à elite do futebol brasileiro. O empate por 2 a 2 com Sport, no Canindé, somado aos demais resultados da penúltima rodada do Brasileirão deixaram a Lusa matematicamente rebaixada para a Série B. Essa situação levou o presidente do clube a divulgar um comunicado oficial na manhã desta segunda-feira. Na nota, o dirigente pede desculpas e garante que a Lusa já planeja o ano de 2009.

Confira a íntegra do comunicado publicado no site oficial da Lusa:

Com muita tristeza, a diretoria da Associação Portuguesa de Desportos pede desculpas a seus torcedores e simpatizantes pelo rebaixamento à Série B. Infelizmente, tivemos alguns problemas, cometemos erros e só acertamos a equipe na reta final do Campeonato Brasileiro, quando a situação já era muito difícil.
Mas tenham certeza que lutaremos bravamente, com todas as forças, garra, união e, principalmente, disposição, para a Portuguesa voltar à Série A do Brasileirão no próximo ano. Vamos nos reunir para fazer uma reflexão sobre o que deu errado e cuidar do planejamento para a disputa do Campeonato Paulista, que começa no dia 21 de janeiro, quando a Portuguesa enfrentará o Guarani, em Campinas, e da Copa do Brasil, o segundo torneio mais importante do País. Dr. Manuel da Lupa

PALMEIRAS:MARCOS PEDE CAUTELA AO GRUPO

MARCOS LEMBRA DO VEXAME NO ÚLTIMO JOGO ANO PASSADO CONTRA O GALO

Uma vitória. É isso que o Palmeiras precisa na última rodada do Campeonato Brasileiro para voltar a disputar a Taça Libertadores em 2009. Apesar da proximidade da classificação, o goleiro Marcos não consegue esquecer o fracasso da equipe no ano passado e pede que o time não se desconcentre na semana que antecede o duelo com o Botafogo, domingo, no Palestra Itália. - Agora, só depende da gente. Isso que é o mais importante. Vamos trabalhar essa semana legal e não perder o foco. No ano passado, também dependíamos só de nós para entrar na Libertadores e não vencemos (perdeu em casa para o Atlético-MG), não fizemos nossa parte. Então, vamos trabalhar bastante para fazer um bom jogo no domingo – afirma, no desembarque da delegação no aeroporto de Guarulhos, nesta segunda-feira à tarde. Mais do que a vaga, Marcos espera também que o Verdão consiga escapar da pré-Libertadores, uma espécie de repescagem antes da fase de grupos no qual o quarto colocado do Brasileirão é submetido, enfrentando adversários desconhecidos da América do Sul. Com o empate diante do Vitória, em Salvador, o Verdão chegou ao terceiro lugar, com 65 pontos, um a mais que o Cruzeiro.
- Temos que entrar em terceiro para não ter que depender da pré-Libertadores – diz o pentacampeão. Marcos, aliás, aproveitou para elogiar o rendimento da equipe no confronto com os baianos. O resultado fez a equipe ganhar uma posição na classificação e se aproximar bastante da classificação para o torneio sul-americano. - Foi um jogo difícil. A gente sabe que até empatar com o Vitória lá é muito difícil e conseguimos o resultado – completa.

PRESIDENTE DO FLAMENGO QUER DAR "MÃOZINHA" PARA O VASCO

MÁRCIO BRAGA DIZ QUE TERÃO QUE VENCER AO ATLÉTICO/PR PARA AJUDAR VASCO


Há torcedor do Vasco aflito por depender de alguma forma do rival Flamengo para se garantir na Primeira Divisão. Se depender do discurso de união do presidente Marcio Braga, os cruzmaltinos podem relaxar. Nesta segunda-feira, o dirigente reiterou que não deseja ver o adversário na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. E dará uma tarefa a mais aos jogadores rubro-negros. - Além de vencer e lutar pela vaga à Libertadores, temos de jogar pelo Vasco para que ele não caia para a Série B – diz Marcio, em entrevista à Rádio Brasil. Para evitar a queda, o Vasco precisa derrotar o Vitória e esperar uma combinação de dois destes resultados: o Atlético-PR não pode derrotar o Fla, o Náutico não pode sequer empatar contra o Santos e o Figueirense tem de tropeçar no Internacional.
Mais tarde, Marcio Braga lembrou que o time da Gávea também sairia perdendo com o rebaixamento do rival cruzmaltino.
- A queda do Vasco é um desastre para o Flamengo. Se isso acontecer, teremos um esvaziamento econômico do futebol carioca. O que é melhor para o Flamengo: jogar com o Barueri ou com o Vasco? Jogar com o Santo André ou com o Vasco? O grande adversário do Flamengo é o Vasco e do Vasco é o Flamengo - afirma o dirigente à Rádio Globo.
Em quinto lugar no Brasileirão, com 64 pontos, o Flamengo precisa derrotar o Atlético-PR, em Curitiba e torcer para que Palmeiras ou Cruzeiro tropece. Ambos jogam em casa contra, respectivamente, Botafogo e Portuguesa. - Sei que não será fácil vencer o Atlético-PR e ainda ter de secar os nossos rivais, mas eu acredito – afirma o presidente do Flamengo.

INTER:TITE PROÍBE EUFORIA ANTES DA DECISÃO

TITE DIZ QUE ESTUDIANTES VAI SER AGRESSIVO NO JOGO

Tem muito jogador do Inter olhando de cara feia para o relógio. Os atletas contam as horas para a finalíssima da Copa Sul-Americana, quarta-feira, contra o Estudiantes, em um Beira-Rio tomado por 50 mil torcedores. É enorme a expectativa pela partida mais importante do ano para os colorados. - Não vejo a hora de chegar logo esse jogo. O ambiente está muito bom e a equipe está mais do que preparada para quarta-feira. A gente não pode falhar. E não vamos falhar. Vamos dar essa alegria ao torcedor e ao grupo - diz o zagueiro Álvaro, em entrevista para a Rádio Gaúcha. Se um jogador com a experiência de Álvaro fica ansioso, é fácil imaginar o sentimento de um garoto como Taison, há poucos meses no grupo profissional. - Estou animado demais. A emoção é grande. Já começo a pensar em como poderá ser meu primeiro título profissional - afirma o atacante.
Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, na Argentina, o Inter joga até pelo empate no Beira-Rio para conquistar a Sul-Americana. Se conseguir, será um feito inédito para o futebol brasileiro.

GRÊMIO E A MALA BRANCA PARA O GOIÁS

DIRIGENTE GREMISTA NEGA A EXISTÊNCIA DA MALA BRANCA

O Grêmio jura de pé junto que não irá abrir o cofre para oferecer dinheiro ao Goiás. A mala branca deve desembarcar em Goiânia como incentivo ao time de Hélio dos Anjos, mas a diretoria assegura que a grana não sairá das contas do clube. O argumento dos dirigentes tricolores é que não há nada que se possa a fazer se gremistas eventualmente se mobilizarem para motivar o Goiás. - Nós não tomaremos nenhuma providência nesse sentido. Mas não temos como evitar que alguém em particular o faça. É impossível evitar. Mas não sei se vai acontecer. Nós incentivamos os nossos jogadores, não outros - diz o diretor de futebol do Grêmio, André Krieger. O dirigente ressalta que o clube, mesmo que saiba de movimentações de empresários para rechear a mala branca, não pode agir em sentido contrário.
- Não adianta se colocar contra. E também nem sei se o Goiás receberia. São várias situações. Se surte efeito, também não sei. Pode ser que sim. O problema dos pontos corridos é que chega um momento em que alguns clubes têm pouco a fazer. Aí o incentivo pode fazer alguma diferença. Sinceramente, não tenho uma posição definitiva sobre isso. Tcheco, capitão do Grêmio, disse nesta segunda-feira que não vê problema em o clube oferecer mala branca ao Goiás. Ele observou que o mesmo aconteceu em situação contrária - adversários dando dinheiro a oponentes do Tricolor.

BRASILEIRÃO:E FICOU TUDO PARA ÚLTIMA RODADA

FLUMINENSE CONSEGUIU "FREAR" O SÃO PAULO NO MORUMBI

O Campeonato Brasileiro mais equilibrado desde a adoção dos pontos corridos, em 2003, vai ser decidido mesmo na última rodada. Dois rebaixados para a Série B já foram definidos (Portuguesa e Ipatinga), mas o nome do campeão só vai ser conhecido na rodada 38, no dia 7. E a emoção que marcou este domingo certamente será repetida daqui a seis dias. São Paulo e Grêmio brigam pelo título, e quatro clubes lutam por duas vagas na elite em 2009.
Mais de 65 mil torcedores do São Paulo pagaram ingresso e lotaram o Morumbi com a esperança de comemorar duas marcas históricas do Tricolor Paulista: os inéditos hexacampeonato nacional e a conquista de três títulos consecutivos. Mas o Fluminense não se intimidou, fez uma boa atuação, criou várias oportunidades de gol, reclamou de um pênalti sobre Washington e conseguiu um empate por 1 a 1, impedindo a festa do adversário.
Mas as chances do São Paulo ser hexa ainda são significativas. De 72%, segundo o matemático Tristão Garcia. Um empate com o Goiás no Bezerrão (DF), domingo, é suficiente para o Tricolor Paulista.Em Minas Gerais, o "Imortal" Grêmio não desperdiçou a chance, goleou (e rebaixou) o Ipatinga, garantiu presença na Libertadores-2009 e segue vivo na luta pelo título. As possibilidades da equipe levantar o caneco subiram de 3% para 28%, pelos cálculos de Tristão. Para ganhar pela terceira vez o título brasileiro, o Tricolor gaúcho precisa derrotar o Atlético-MG (já classificado para a Copa Sul-Americana) no Olímpico e torcer para que o Goiás supere o São Paulo. Assim, superaria o rival no número de vitórias (21 a 20).
O Fluminense jogou bem no Morumbi e impediu a festa do São Paulo
A torcida gremista confia no retrospecto recente do time goiano. Apesar de classificado antecipadamente para a Copa Sul-Americana, o time goiano voltou a obter um bom resultado neste domingo. Depois de segurar a Portuguesa no Canindé na antepenúltima rodada, o Goiás atrapalhou a vida do Flamengo, deixando o time rubro-negro mais distante da Libertadores. O time carioca fez 3 a 0 no Maracanã com 35 minutos de jogo. O que não desanimou o Alviverde goiano, que suou a camisa e foi buscar o empate. O empate foi péssimo para o Flamengo, que não depende de si para conquistar a sonhada vaga no torneio continental. Em quinto lugar, com 64 pontos, o Rubro-Negro carioca precisa derrotar o Atlético-PR em Curitiba na última rodada e torcer por um tropeço de Palmeiras ou Cruzeiro. O time paulista não conseguiu superar a defesa do Vitória em Salvador, mas comemorou o empate por 0 a 0. Com os maus resultados de Flamengo e Cruzeiro, o Palmeiras ganhou uma posição na classificação, chegando ao terceiro lugar. E garante a vaga na Libertadores se vencer o Botafogo no Palestra Itália. O Cruzeiro também depende apenas de si para disputar a competição em 2009. Mesmo perdendo para os reservas do Internacional por 1 a 0 no Beira-Rio. Um resultado que confirmou a oscilação do time mineiro na competição: boas apresentações em casa e más atuações fora de Minas.